segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sobre amamentação....

Aviso já que não sou nenhuma especialista sobre o assunto, mas 10 meses de amamentação, 6 dos quais em exclusivo, dão-me alguma vontade de partilhar a experiência, motivada também pela chegada de um bebé à nossa família, e desta vez um rapaz.
Estes recadinhos vão para a minha querida afilhada e para todas as mães desesperadas que fizerem buscas, como eu fiz, do tipo: 'tempo normal de cada mamada', ou 'intervalo entre mamadas', '3 meses cólicas' (será do leite????).. e outros disparates que nem vale a pena mencionar( ignorância a minha)

Querer é poder, e eu queria que a pequena fosse amamentada. Porquê?? Porque é melhor para o bebé esse foi o meu ponto de partida. Estava preparada para quase tudo. A minha mãe, as mães da minhas amigas, foram mães numa altura em que a informação sobre amamentação era escassa, e a pressão da industria levava-as a não amamentar. Por isso ouvi vezes sem conta a frase 'não dei de mamar porque o meu leite não era bom' ou 'não tinha leite', frases que me assustavam imenso!

Antes de iniciar a amamentação acho importante:
- ter alguma informação. Ler um livro sobre este assunto fazer as aulas de preparação para o parto.
- que o papá esteja informado e seja também a favor da amamentação. No meu caso foi determinante, a pequena tinha muitas cólicas, e quando todos diziam: 'deve ser do leite' lá estava o meu herói a dizer nem penses o teu leite é óptimo .
- que o pediatra seja a favor da  amamentação.
- ter apoio de alguém especializado. No meu caso a Joana do D'Barriga, em dias de desespero. Quando foi altura do desmame, troquei alguns email com a Sofia Carvalho do 'Aqui há bebé' que também me tranquilizaram bastante.
o que mais me ajudou:
- ter exigido que a hora da mamada fosse só minha e dela.

As coisas que adorava ter sabido antes:
-Os bebés não nascem a saber mamar, e por mais informação que tenham as mães também precisam de  aprender.
-não existe tempo fixo para cada mamada mesmo!!!! A minha pequena tinha muitas cólicas houve dias em que as mamadas foram de mais de 2 horas. Nenhuma das minhas amigas tinha tido essa experiência ( ou não se lembram) por isso eu achava que algo estava errado. Agora sei que é normal, depois dos 4 meses tudo passou a ser mais regular, as mamadas passaram de facto a ser mais curtas os tais 10-15 minutos que toda a gente fala. Mas ainda hoje a pequena é que manda.

Não se esqueçam leite materno é quando o beber quiser -  foi uma frase que me disseram na maternidade e que não esqueci.

Entretanto vi esta entrevista com a Adelaide de Sousa no Blog 'Nascer em ti' , muito interessante. Identifiquei-me com algumas situações nomeadamente o episódio da subida do leite, também dei graças a Deus de ainda estar no hospital, onde contei com a ajuda da equipa de enfermagem que foi excelente.

E depois... um dia eles ficam com esta cara e nós ficamos com a certeza que fizemos a coisa certa!!!


Feliz Natal a todos, muito quentinho e com muito miminho!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Vou acusar-me desde já. A tua afilhada adorou ler este post que é todo muito verdadeiro e faz uma espécie de resenha histórica sobre o que se passou com a amamentação há alguns anos atrás.. ainda bem que as coisas voltaram a estar centradas onde é realmente importante.
    Mas, acima de tudo, este é um post escrito com todo o amor que uma mamã pode ter. E com toda a experiência que se adquire em tão pouco tempo...
    Li no outro dia num livro que adoro (bebé, dis-moi qui tu es) que as mães e os bebés têm aproximadamente 100 dias para se conhecerem e se ajustarem mutuamente...e como é verdade...
    A foto final de uma Sofia completamente feliz é de antologia e atesta tudo o que dizes.
    E tão ou mais giro é o Francisquinho esta para aqui a tentar entrar na conversa fazendo mexer a minha barriga como se fossem ondas do mar.
    ah, claro, e este post ter sido escrito no dia 19 de Dezembro. Bem engraçado.

    ResponderEliminar

hit counter